Duas receitas doces bem a tempo de preparar a mesa da Páscoa!
Bolo Tiramisù
Ana Xará
Soul Food
Ingredientes
Massa do bolo:
1 chav. Farinha amêndoa
1/2 chav. Maizena (peneirada)
1/2 chav. Farinha mistura s/glúten
Pitada de sal marinho
1 c. chá Bicarbonato de sódio
1/4 chav. Azeite virgem extra
6 Ovos (separados)
3/4 chav. Açúcar mascavado
2 c.chá Extrato baunilha
1 c chá Vinagre de sidra
Molho de café:
300ml Bebida vegetal
2 c.sopa Café preto instantâneo
4 c.sopa Açúcar de côco
2 c.sopa Farinha Maizena
Café e Chantilly de côco:
250ml Café quente com 1 c.sopa Açúcar mascavado
2 Latas Leite côco (parte sólida – deixar no frigorífico durante a noite)
Decoração:
Cacau puro em pó
Chocolate negro de café
Preparação
Ligar o forno a 180ºC. Forrar com papel vegetal duas formas de 16cm. Massa do bolo: Misturar os ingredientes até ao bicarbonato. Na batedeira, bater as gemas com o açúcar, adicionar o azeite em fio, o extrato e o vinagre. Acrescentar a mistura dos secos e misturar bem. Envolver aos poucos as claras em neve. Dividir a massa pelas formas e levar ao forno cerca de 15 min. Deixar arrefecer bem e dividir cada camada de massa em duas (ficando quatro camadas de massa). Molho de café: Levar ao lume todos os ingredientes até engrossar. Café e Chantilly de coco: Preparar o café e deitar num prato de servir sopa. Bater a parte sólida dos leites de côco em chantilly. Preparar um prato de servir para o bolo e ter todos os ingredientes anteriores preparados para a montagem das camadas do tiramisù. Molhar levemente uma camada de massa (apenas de um lado) no café quente e deitar no prato de servir. Cobrir com 1/4 de molho de café e 1/4 de chantilly de côco. Fazer o mesmo processo para as restantes camadas de massa. Na última camada, cobrir apenas com o restante molho de café e levar cerca de 30 minutos ao frigorífico para firmar. Espalhar bem pelo bolo o molho de café e o chantilly que possam ter escorrido de entre as camadas. Cobrir, então, o bolo com o restante chantilly de côco. Para terminar, peneirar cacau puro em pó e raspar chocolate negro. Decorar com pepitas de chocolate negro de café. Conservar no frigorífico e bom apetite!
Hot Cross Buns
Patrícia Cheio
Food with a Meaning
Ingredientes (para 10 a 12 porções)
1 colher chá de filamentos de açafrão
3 colheres sopa de água a ferver
500g farinha de trigo branca para pão + extra para polvilhar
1/2 colher chá bem cheia de sal fino
75g açúcar refinado branco
10g fermento de padeiro seco
175ml leite gordo, aquecido
2 ovos médios (de preferência biológicos), ligeiramente batidos
75g manteiga com sal, amolecida + extra para untar a forma
óleo de girassol, para untar a taça
75g de cada: groselhas secas, passas e casca de citrinos cristalizadas e picadas (eu só usei sultanas, tâmaras e ameixa seca)
Clotted Cream, para servir (poderão servir com créme fraîche)
Preparação:
Aquecer uma frigideira pequena sobre lume médio a alto. Colocar os filamentos de açafrão na frigideira e aquecer por uns segundos, movendo-os, até que estes estejam ligeiramente tostados. Colocar os filamentos de açafrão num almofariz, deixámos arrefecer um pouco e depois reduzi-los a um pó fino. Adicionar as 3 colheres de sopa de água a ferver e reservar. Numa taça, peneirar a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Fazer um buraco no centro da mistura e adicionar a água do açafrão, o leite morno, os ovos e os 75g de manteiga. Misturar tudo muito bem com as pontas dos dedos, até tudo estar bem combinado e tiver obtido uma massa pegajosa, mas que não esteja demasiado molhada. Colocar a massa sobre uma bancada ligeiramente polvilhada com farinha e amassar por cerca de 10 minutos, ou até obter uma massa sedosa e macia. Colocar a massa numa taça untada com óleo, tapar com película aderente e deixar levedar por cerca de 1 hora e meia a 2 horas, ou até esta ter duplicado de tamanho. Voltar a colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e amassar, retirando-lhe o ar. Polvilhar a massa com metade dos frutos secos e amassar. Polvilhar com os frutos secos restantes e amassar de novo, até tudo estar bem incorporado. Voltar a colocar a massa na taça untada com óleo, voltar a cobrir com película aderente e deixar levedar por mais 1 hora, ou até ter duplicado de volume, num local aquecido e longe de correntes de ar. Entretanto, untar com manteiga e enfarinhar oito cocottes. Depois de levedada, cortar a massa em 8 pedaços idênticos com o topo e a base arredondados. Colocar as oito bolinhas nas cocottes. Deixar levedar em local aquecido, por mais 1 hora. Entretanto e quando virem que a massa está quase a tingir o ponto especificado, pré-aquecer o forno a 180 °C.
Para as cruzes
25g farinha de trigo branca
1 colher chá de óleo de girassol
2 a 3 colheres sopa de água fria
Preparação:
Misturar todos os ingredientes, por forma a obter uma pasta e colocar essa pasta num saco de pasteleiro equipado com um bico redondo e fininho. Com o saco de pasteleiro, contendo a pasta acima mencionada, desenhar uma cruz sobre cada bola de massa. Levar ao forno por cerca de 35 a 40 minutos, ou até os buns estarem cozidos e douradinhos.
Para finalizar
75ml sumo de laranja natural
2 colheres sopa de açúcar refinado branco ou mel claro (eu usei mel)
Preparação:
Quando os buns estiverem quase cozidos, levar o sumo de laranja e o açúcar ou mel ao lume e ferver até obter uma mistura com consistência de xarope. Retirar os buns do forno e pincelar toda a superfície com o xarope de laranja. Desenformar e arrefecer sobre uma grelha. Servir em fatias, cobertos com clotted cream ou algo mais ao vosso gosto.