Com inúmeros benefícios a nível físico e psicológico, o boxe é um desporto de eleição especialmente para as mulheres, que escolhem esta modalidade não só para se manterem em forma, mas também para libertarem a ansiedade e frustrações acumuladas. Começou como um desporto “muito selvagem”, em que se combatia até à morte do oponente, mas hoje trabalha capacidades como a autoestima, a assertividade, a coordenação motora e, em última instância, o bem-estar individual.
1.O boxe é um dos desportos mais antigos, com representações de 2000 anos nas paredes das tumbas no Egito e esculturas em pedra, indicando que os sumérios lutavam boxe há pelo menos 5000 anos.
2.Começou como um espetáculo exaustivo e brutal. Na Grécia antiga, dois homens enfrentavam-se frente a frente com os punhos firmemente envolvidos em tiras de couro resistente. Batiam-se até que um deles caísse no chão inconsciente ou mesmo morto. Os lutadores romanos ou gladiadores lutavam com a intenção primária de matar seu oponente, usando tiras de couro em volta dos punhos revestidas de metal. No entanto, o boxe foi abolido por volta de 393 d.C. por ser considerado “muito selvagem”.
3.Em 1880, na Suíça, assistiu-se às primeiras mulheres a praticar este desporto, embora fosse considerado “performance de ginástica, esgrima e auto-defesa” numa esfera não desportiva. Entendia-se que a Mulher deveria praticar “desportos suaves” para “promover a elegância”. Só na década de 90 se começa a treinar numa vertente desportiva e competitiva. Hoje em dia, mais de 30% das mulheres está inscrita num clube de boxe, fazendo deste desporto o mais praticado por este sexo.
4.A prática do boxe traz inúmeros benefícios tanto a nível físico quanto mental. Fisicamente, promove a tonificação de todos os músculos do corpo, fortalece o sistema cardiovascular, aumenta o metabolismo e, por isso, favorece a perda de peso. Melhora a coordenação motora, a atenção e os reflexos.
5.Mental e emocionalmente ajuda a aliviar o stress e a ansiedade, permite libertar raivas e frustrações acumuladas, aumenta a autoconfiança e a força interna, traz disciplina e método. Especialmente na mulher, permite-lhe desenvolver a sua assertividade, a capacidade para agir de forma segura, o foco e a persistência.