Um exercício que não parece exercício, é assim que muitas vezes são descritas as danças de salão que têm uma componente forte de energia e diversão associada. Um mundo cheio de estilos e ritmos diferentes com cinco coisas que precisa de saber caso queira enveredar neste meio.
1 As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de integração social e entretenimento, e competitivamente, como desporto. Para fins de competição, existem 10 tipos de danças, dividindo-se entre Clássicas – Valsa Inglesa, Slow Foxtrot, Quickstep, Tango e Valsa Vienense – e Latinas – Rumba, Samba, Paso Doble, Cha Cha Cha e Jive.
2 As Danças de Salão são diferentes de qualquer outra actividade na medida em que são um espectáculo para quem vê e um óptimo exercício físico para quem pratica. Trata-se de um género muito democrático: inclui todas as idades e permite que todos os gostos se abracem perfeitamente.
3 São vistas como uma forma descontraída e divertida de se praticar exercício físico. Uma vez que são praticadas em grupo, promovem a interacção entre as pessoas e o bem-estar físico e psicológico.
4 Como benefícios, provoca o relaxamento ajudando a diminuir o stress, exercita a memória com a aprendizagem de diferentes coreografias, aumenta a energia deixando a pessoa mais activa, promove o aumento do tónus muscular com toda a musculatura a tornar-se mais firme, aumenta o equilíbrio e a coordenação motora e o desenvolvimento cardiovascular e ainda melhora a postura.
5 A nível social, promove a interacção social, exigindo o contacto com outras pessoas, aumenta a autoconfiança e a autoestima, levando a mudanças corporais positivas e à consciência de que é possível aprender vários ritmos, e é uma fonte de diversão e bem-estar, estimulando corpo e mente.corpo trabalha para dar resposta ao desafio proposto, desde os músculos mais pequenos até aos maiores.
Em parceria com: Academia Pedro Sousa