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Beatriz Almeida aproveitou a ligação familiar à cortiça para desenvolver o seu próprio projecto de decoração e brinquedos sustentáveis adequados ao dia-a-dia das famílias com crianças. A cobaia, a filha Carminho, e as filhas das amigas ajudam a testar os produtos antes de serem lançados para o mercado e a marca CRU Ecoliving vai crescendo na sua missão de encontrar alternativas amigas do ambiente e elevar o papel da cortiça nos ambientes caseiros dos portugueses.

“Sempre tive esta ligação com a cortiça no âmbito familiar e de encanto por esta matéria-prima, então sentia que tinha espaço para inovar neste tipo de produtos e em 2018 já pensava em avançar com a ideia”, conta Beatriz Almeida sobre o início da sua marca de homewear CRU Ecoliving. A semente estava plantada, mas só viria a germinar quando ficou grávida da filha, Carminho. “Comecei a pensar mais além e aí surge a linha CRU Kids. Ao imaginar o quarto dela, percebi a falta de soluções sustentáveis que existia no mercado, então no que tocava à cortiça o leque era basicamente nulo, e comecei a desenhar os primeiros produtos na minha cabeça”, revela. Entretanto, dedica-se à agência de comunicação e marketing da qual também é fundadora, AUGE, mas volta à CRU em 2020 e começa a preparar o lançamento. Em Março deste ano, o “bebé de parto longo” nasceu e “está a valer todos os minutos. Sou uma apaixonada por esta marca”, diz Beatriz Almeida.

A primeira peça que criou (e sonhou) foi a girafa em cortiça que marca o crescimento das crianças. Desde então, têm surgido muito mais peças “adequadas ao momento e idade” dos mais pequenos. “Tenho desde os packs dos meses com os dados de nascimento que as pessoas gostam bastante de oferecer a recém-nascidos ou grávidas, os jogos que têm sido uma forte escolha de últimas encomendas para oferta de um presente diferenciador, os nomes personalizados e as réguas que são os favoritos, entre outros”, enumera a criadora, reforçando: “Claramente a CRU Kids é a colecção vencedora, tem sido a nossa maior aposta”. Não há, contudo, amor como o primeiro e nos bestsellers está inevitavelmente incluído o animal original. “As peças mais vendidas são, sem dúvida, a nossa régua girafa e dinossauro e os nomes de parede personalizáveis”, diz.

Filha pequena é inspiração e “cobaia” dos produtos

A grande inspiração continua, claro, a ser a filha Carminho. “Sinto que as peças crescem com o crescimento dela porque a minha percepção das necessidades da criança e dos pais vai crescendo com ela. Claro que tenho no meu pensamento todos os pais e crianças, mas sem dúvida que a minha inspiração é ela”, salienta Beatriz Almeida. A filha acaba por ser, assim, a cobaia perfeita para os produtos que “se adequam a ela. Com ela, consigo perceber o que tenho a melhorar e a perspectiva da criança. Quando são artigos que não se adequam à idade dela, testo sempre com mães amigas ou outras crianças. É muito importante para mim perceber o feedback e impacto das peças antes de as colocar no mercado”, refere. E por falar em feedback, Beatriz Almeida não podia estar mais satisfeita com as respostas que tem recebido. “Rendo-me a todos os comentários. Os feedbacks positivos deixam-me mesmo feliz porque é sinal que estamos no caminho certo. Tem acontecido, inclusive, recebermos feedback de pessoas que nem adquiriram produtos, mas que espreitam o projecto e gostam tanto que nos enviam mensagem só para nos felicitar, é de ficar babada”, revela.

Questionada sobre o que distingue a CRU Ecoliving de outras marcas, é peremptória: “a mensagem. Costumo dizer que a mensagem da CRU não começa e acaba na peça. Pretendemos que os nossos clientes, sejam eles os pais/adultos ou os mais pequeninos, percebam a importância e o carinho de cada peça. Em cada encomenda, escrevemos uma mensagem para os adultos e outra para a criança para que ambos percebam o impacto ambiental e a mudança que traz cada peça. Explicamos a origem da matéria-prima (cortiça) e a sua relevância e que este é um projecto que nasce de uma família para famílias com o objectivo de criar memórias”, adianta. A cortiça insere-se na perfeição nesta premissa. “A cortiça está intrínseca na minha família há várias gerações, desde os meus trisavós, aos meus avós, ao meu pai. Significa família e memórias, que é exactamente o que traduzimos neste projecto, assim como sustentabilidade, que foi sempre foi um valor importante a incutir na educação da Carminho. É cada vez mais uma preocupação que deve estar presente no nosso dia-a-dia, preparando um melhor futuro para todos”, salienta.

Para o futuro da marca, o caminho é claro: a internacionalização. Queremos que a nossa mensagem chegue além-fronteiras e acreditamos que pode ser um projecto vencedor lá fora”, afirma. A fundadora da CRU Ecoliving levanta também o véu sobre a possibilidade de alargarem a sua área de intervenção, adicionando à venda on-line alguns pontos físicos onde poderão ser adquiridos os produtos sustentáveis da marca. E entre o leque alargado de produtos, Beatriz Almeida recomenda algumas peças que abrilhantam qualquer casa: “as réguas de crescimento com as fotos presentes de cada marco de crescimento, o nome de parede e o arco-íris ou a casa puzzle”.

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