Olá MAGAFONE   Click to listen highlighted text! Olá MAGAFONE
  • Please insert widget into sidebar Customize Righ Home 2 in Appearance > Widgets
Helena Márcia Bastos
Profissional de Comunicação, Investigadora e Mãe

Não foi preciso a hecatombe dos “Morangos com Açúcar” para toda a gente perceber que crianças e jovens viviam facilmente à mercê dos ecrãs.

Vamos direitos ao assunto naquilo que muitos defendem como uma necessidade inadiável, incluindo eu: a educação para os media. Esta urgência deve-se à representatividade que os media têm na vida das pessoas e, concretamente, na vida das crianças.

Educar para um uso crítico, ativo e seletivo dos media advém de uma multiplicidade de fatores que vão desde o uso que deles é feito, passando pela própria influência que os meios exercem nos comportamentos e na personalidade dos mais jovens.

Os “novos media” classificam a Internet, os computadores ou os jogos on-line como incentivadores à atenção e sensibilidade dos indivíduos, povoando o seu dia-a-dia, no trabalho e em casa. Na verdade, as crianças e os jovens são seus “clientes” entusiásticos e até mesmo as mais pequenas, com três ou quatro anos de idade, já sabem o que é a televisão ou um jogo de telemóvel. Na idade do pré-escolar, atos como ligar uma televisão ou jogar playstation não são novidade nem, tampouco, tarefas difíceis de aprender e realizar. Basta observar atentamente e recuar (poucos) anos para registar o boom de youtubers e influencers que rapidamente passam do telemóvel para os palcos reais; somam milhões nas bilheteiras e faturam outro tanto em publicidade.

Nesta “aproximação do que está longe” (Abrantes, 1998), reside, talvez, um dos maiores fascínios dos media: as crianças, sonhando com o seu super-herói numa galáxia distante, conseguem vê-lo ali, tão perto, através da televisão ou do telemóvel. Nesta relação nada efémera, há que acionar mecanismos para analisar, compreender e registar os contextos de receção; a importância que cada um dos diferentes meios detém nas suas vidas; de que forma é estabelecida esta relação e as suas consequências mais profundas. Só assim se implementará, efetivamente, um plano de educação para os media. É nesta mudança que se faz devagar, mas que vai dando sinais de crescimento – como a constituição de observatórios de educação para os media; a existência crescente de estudos demonstrativos que a literacia mediática é urgente ou a constituição de grupos organizados de cidadãos das mais diversas áreas que se dedicam a sensibilizar comunidades para esta questão – que reside uma esperança e uma confiança.

A Esperança, sempre, num mundo melhor, mas, e sobretudo, a confiança nas atitudes cívicas, participativas e pró-ativas; na capacidade seletiva e crítica dos nossos filhos e no cliché que faz todo o sentido: a inteligência e a competência dos homens e mulheres de amanhã para sermos melhores e vivermos com mais Amor.

Deixe Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho
  • Ainda sem produtos no carrinho.

O nosso site utiliza cookies, portanto, coleta informações sobre a sua visita a fim de melhorar a qualidade dos nossos conteúdos para o site, redes sociais e aúncios. Consulte nossa página cookies para obter mais detalhes ou clique no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

Abaixo, pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Guardar configurações de cookie" para aplicar sua escolha.

FuncionalO nosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticasO nosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para efeitos de usabilidade.

Redes SociaisO nosso site coloca cookies de redes sociais para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube, Instagram, Twitter e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

PublicidadeO nosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosO nosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, média social ou publicidade.

Click to listen highlighted text!