Olá MAGAFONE   Click to listen highlighted text! Olá MAGAFONE
  • Please insert widget into sidebar Customize Righ Home 2 in Appearance > Widgets
20211116165433_IMG_0359

Cada vez mais em voga, o food styling – ou a prática de embelezar os alimentos a nível visual – vai ganhando adeptos e conquistando seguidores nas redes sociais. Patrícia Ascenso é uma das maiores influenciadoras digitais nesta área e conta à Magafone os meandros deste meio e do trabalho que vem desenvolvendo na sua página de Instagram e canal do Youtube.

O que faz um food stylist?

Food styling é a arte de criar e comer com os olhos. Passa por analisar e perceber os alimentos e os produtos envolventes e tentar, na sua forma mais nobre, criar harmonia, despertar o desejo e suscitar emoções através de uma imagem. Criar beleza e romantizar a comida é fazer food styling.

A prática é recente ou tratava-se apenas de um nicho exclusivo e menos conhecido?

Acredito que a designação Food styling seja recente mas o acto em si, o embelezar um prato, já vem de trás, do início da restauração e dos meios digitais, e tem vindo a ser aprimorado. Actualmente, cada vez mais marcas e empresas procuram melhorar a sua imagem.

Quais são os maiores desafios nesta área?

Quem procura enveredar por este género de trabalho, é essencial que se distinga com boa técnica, boa capacidade criativa e bons equipamentos, mas existe algo mais. Considero fundamental, e este é o maior desafio, criar um bom cenário e descobrir o género fotográfico de cada criador. Várias pessoas chegam até mim revelando dificuldade em compor, editar ou fotografar o melhor ângulo. A prática e a persistência são boas aliadas, mas a formação também serve como um forte pilar.

O que as pessoas ainda não compreendem sobre esta arte?

Essencialmente, que é um trabalho digno e que podemos criar um bom futuro a fotografar receitas/pratos/alimentos/produtos e ser reconhecidos e recompensados por isso. Ainda existe muito o estigma de que não é possível fazer vida com a fotografia, mas quando somos bons a fazer algo, torna-se o nosso foco e missão.

O que a levou a enveredar por esta área?

A paixão pelo meio artístico. Considero o food styling uma arte muito própria, com uma assinatura única e que é incrível quando é bem conseguido. Por outro lado, estava num trabalho que não me realizava a vários níveis e coloquei a mim própria o desafio de começar a criar e a fotografar cada vez melhor. Hoje, vivo constantemente a visualizar cenários na minha cabeça.

Quais os alimentos que mais gosta de fotografar?

Doces e sobremesas. Das coisas que mais gosto de fotografar destaco os bolos pelo seu aspecto altivo, imponente e com uma decoração sóbria. No fundo, são as sobremesas gulosas que me cativam porque além do desejo pelo doce também fica o encanto pela imagem.

Como definiria o seu estilo de food photography?

Diria que romântico e rústico definem bem a mensagem que pretendo passar. As cores, os elementos, as composições devem transmitir a posição do criador, como o seu gosto pessoal, e acho que estas são as palavras certas para o meu trabalho. Romântico por todo o ambiente que crio, a edição de cada fotografia e os adereços que coloco; e rústico porque a maioria dos adereços foram adquiridos em feiras de antiguidades ou até mesmo de casa dos avós, desde a camisa de vestir, os pratos, os talheres, etc.

Qual foi o melhor feedback que já recebeu do seu trabalho?

Recebo diariamente feedback tão bom que se torna ingrato escolher, mas diria que fiquei feliz quando afirmaram que o meu trabalho facilmente se aplicava a um outdoor de rua (entenda-se, exposto a toda a gente) ou então quando chamam obras de arte que fazem sonhar, que são incríveis e maravilhosas.

Quais foram as suas maiores conquistas nesta área?

Conseguir chegar a grandes empresas e fotografar produtos. Com a minha assinatura, com o meu toque pessoal e com total responsabilidade e posteriormente ver as minhas fotografias a viajar pelo mundo fora. É um sentimento incrível. Quero acreditar que ainda muito está por chegar e conquistar.

Quando tira uma fotografia, qual é o seu foco e objectivo principal?

Qualquer food photographer deve ter como principal foco o seu produto, neste caso a comida. Enquanto criadora, quero passar uma mensagem muito para além da receita. Quero levar a viajar, quero provocar o desejo pela receita e essencialmente quero despertar emoções. Acho que tenho essa missão.

É verdade ou mito que muitas vezes as fotografias apetitosas de comida que vemos nos meios de comunicação são feitas com produtos não comestíveis que visualmente funcionam melhor do que o próprio alimento?

Sobre esse tema, não poderei falar muito porque gosto de trabalhar com produtos (alimentos) reais. Mas, por aquilo que sei e que fui aprendendo, existem de facto muitos truques para tudo parecer bonito e perfeito. Por isso, diria que é verdade quando são utilizados meios não tradicionais para mostrar e vender produto.

Que dicas deixa a quem quer enveredar por esta área?

Primeiro, dizer que não é fácil, que não basta clicar no botão da máquina e o trabalho está feito. É preciso muito tempo, muita dedicação e essencialmente muita paixão pela criação. A maior dica que posso deixar é que não desistam, procurem aprender todos os dias, observem o trabalho de outros criadores e pensem ‘se eles conseguem, eu não consigo porquê?’. Este foi o mote que me impulsionou para o meio e que ainda hoje está presente na minha cabeça.  Procurem ajuda se necessário, leiam livros, sigam pessoas ligadas à área e absorvam tudo o que elas vos possam ensinar. 

Deixe Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho
  • Ainda sem produtos no carrinho.

O nosso site utiliza cookies, portanto, coleta informações sobre a sua visita a fim de melhorar a qualidade dos nossos conteúdos para o site, redes sociais e aúncios. Consulte nossa página cookies para obter mais detalhes ou clique no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

Abaixo, pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Guardar configurações de cookie" para aplicar sua escolha.

FuncionalO nosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticasO nosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para efeitos de usabilidade.

Redes SociaisO nosso site coloca cookies de redes sociais para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube, Instagram, Twitter e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

PublicidadeO nosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosO nosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, média social ou publicidade.

Click to listen highlighted text!