Renata e Felipe Miranda conheceram-se no Brasil, mas vivem em Portugal há cinco anos. Um casal que se conheceu através das redes sociais e que nunca mais se largou, assentando arraiais no Porto, onde vivem com o filho Arthur, de 1 ano, e a cadela Maggie. Ambos apaixonados por fotografia, definem como objectivo futuro continuar a fotografar cerimónias felizes e investir na oferta de formação na área.
Tinham vários amigos em comum e Renata decidiu arriscar e adicionar Felipe no Facebook. O ano era 2010 e ficaria marcado como o início de uma bonita história de amor. Trocaram mensagens, marcaram encontro e ficaram enamorados, ele pela boca e cabelo dela, ela pelos olhos claros dele. Com o passar do tempo, descobriram vários sonhos e gostos em comum, entre os quais viajar, já tendo percorrido, desde então, mais de 15 países e 50 cidades: Argentina, EUA, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Polónia, Itália, Suíça, Irlanda e Reino Unido.
O pedido de casamento foi “bem simples” durante um almoço de família. Já o casamento tornou-se uma “difícil missão” que trouxe grandes aprendizagens. “Um casamento com 100 pessoas em que planeamos e pagamos tudo sozinhos”, recordam. A chama que os uniu mantém-se até hoje acesa, especialmente potenciada pelas características preferidas que encontram um no outro. Felipe fala do sorriso e cuidado de Renata, ela exalta o sentido de humor dele, “sempre alegre e carinhoso”. Mas nem tudo são rosas, ele admite que ela pode ser teimosa e ela chama-o de desorganizado. O casamento, sublinham, ensinou-lhes muito. “Pensar no outro antes de si mesmo, aprender a lidar com os desafios juntos e não querer mudar o outro, mas sim adaptar-se ao outro”, referem.


Casal Original apaixonado por fotografia
Criaram a marca e a página Casal Original para começar a divulgar o trabalho que faziam enquanto fotógrafos. “Gostamos muito de conhecer histórias e de poder compartilhar um pouco do que já conhecemos”, afirmam. A fotografia era uma paixão de Felipe Miranda que acabou por passar para a esposa, a quem ele ensinou os meandros da área. Hoje, trabalham lado a lado neste negócio de registar momentos. Já viveram em vários países, mas assentaram arraiais em Portugal, especificamente na cidade do Porto. “Gostamos de cidades grandes e amamos o Porto”, afirmam.
Quatro anos depois de se terem mudado para a Invicta, nasce Artur, o filho, hoje com “um ano e três meses. É o melhor presente que Deus nos deu. Ensina-nos sobre a capacidade de nos doar, de superar os nossos limites e, mesmo muito cansados, sentimo-nos extremamente felizes por tê-lo ao nosso lado, a sorrir para nós”, conta. Renata e Felipe acreditam que “o filho os uniu ainda mais. O Arthur veio na hora exacta, ele é o que nos faltava como família”, salientam. Mas havia mais um elemento a acrescentar. “O Felipe sempre teve cães, desde pequeno, então decidimos que teríamos um cachorro. Eu já estava grávida e queríamos que o bebé e o cão crescessem juntos. Adoptámos a Maggie em Abril, no início da pandemia, e alguns meses depois o Arthur nasceu. Sentimo-nos completos, é maravilhoso chegar em casa e ter a Maggie a querer brincar com o Arthur”, referem.
No futuro, traçam como objectivos continuar a trabalhar em fotografia e expandir a vertente da formação. “Hoje temos um público 90% português e isso era um dos nossos objectivos quando chegámos. Amamos trabalhar em casamentos, temos clientes incríveis e registar um dia tão especial na vida das pessoas é algo que queremos continuar a fazer. Temos também planos de crescer na fotografia na parte da formação. Já fazemos muitas mentorias e teremos o lançamento de um curso e outros projectos para colocar em prática em 2022”, dizem, levantando o véu. A nível pessoal, um dos planos é “aumentar a família. Amamos a experiência de ter um filho e queremos mais em breve”, afirmam.

