Ingredientes (para 1 a 2 pessoas):
- 6 colheres de sopa de flocos de aveia
- 1 mão de amêndoas, com ou sem pele
- 1 colher de sopa de sementes de abóbora (opcional)
- 1 colher de sopa de sementes de girassol (opcional)
- 1 pitada de sal (opcional)
- 1 colher de chá de óleo de côco (líquido)
- 2 colheres de chá de xarope de ácer
Procedimento:
Picar grosseiramente as amêndoas. Numa frigideira antiaderente, em lume médio-alto, colocar os flocos de aveia, as amêndoas, as sementes de abóbora, as sementes de girassol e o sal e deixar tostar um pouco, mexendo de vez em quando. Juntar o óleo de côco e o xarope de ácer e misturar tudo muito bem. Deixar cozinhar um pouco. Se necessário, reduzir o lume. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente. Atenção: só quando estiver arrefecida é que a granola fica crocante!
Substituições:
- As amêndoas podem ser substituídas por outros frutos gordos a gosto (cajus, avelãs, amendoins, etc.), desde que estejam crus. Se já estiverem torrados, devem ser adicionados quase no final.
- As sementes (de abóbora e de girassol) podem ser substituídas por outras sementes ao gosto ou por oleaginosas.
- O xarope de ácer pode ser substituído por outro adoçante líquido (xarope de agave, xarope de flor de côco, geleia de arroz ou xarope de tâmaras, por exemplo). Dependendo da substituição, o resultado poderá variar um pouco, mas ficará igualmente bom.
Conservação:
Esta receita foi pensada para ser consumida no momento. No entanto, a granola pode ser guardada num frasco esterilizado e bem fechado após ter arrefecido completamente.
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, basta utilizarem flocos de aveia certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.
Meaningful Flavours -
Obrigada! Espero que os leitores da Magafone gostem tanto desta receita quanto eu 🙂