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Um projecto de faculdade que virou um negócio sustentável. Ana Mendes tem nas suas raízes a prática do reaproveitamento de materiais e a CUSCUZ vive da alma do avô, da mãe e, sobretudo, do pai, que a ajuda a produzir as peças. Óculos de sol e brincos que têm na sua origem madeira de móveis, bancos e paletes e que ganham uma segunda vida com o trabalho incutido por esta equipa de pai e filha.

Como surge a ideia para a CUSCUZ?

A CUSCUZ foi um projecto desenvolvido em faculdade com o grande apoio do meu pai, Amâncio, que nasce de uma vontade de encontrar e dar a conhecer maneiras mais eficientes de utilizar o que a Natureza nos oferece. Utilizar, repensar e reutilizar nas mais variadas formas, criando um modelo de negócio resistente que combata esta economia global. 

De onde vem a inspiração para o nome?

O nome CUSCUZ vem de uma memória de infância que encaminha para as raízes (sou filha de mãe brasileira). O Brasil é uma grande inspiração para nós. Somos uma marca portuguesa, mas exaltamos a forte cultura entre os países irmãos. 

Quais foram os primeiros produtos lançados e como foi a recepção?

Os primeiros produtos foram óculos de sol, apresentados ainda em sala de aula, com um design bastante arrojado e linhas que facilmente remetem para a arquitectura contemporânea. Para o consumidor português na altura, início de 2015, o olhar era de estranheza. O reconhecimento como objecto de design com futuro veio de um nicho mais artístico.

Sempre tiveram presente a missão da sustentabilidade?

A sustentabilidade sempre esteve no nosso dia-a-dia. Com uma infância e adolescência vivida entre Portugal e Brasil, adquiri os hábitos dos meus avós que, morando numa pequena freguesia em Coimbra, vivam muito do cultivo do próprio alimento e do reaproveitamento de materiais para a construção de utensílios do quotidiano. Foi com o meu avô que conheci a palavra reparar, muito importante em qualquer ciclo de um material. De forma espontânea e sem qualquer questionamento, estes hábitos passaram para o meu pai, que construiu uma casa com estas bases. Já no Brasil, um país que vive muito da terra, de fazer arte com qualquer coisa, visitávamos feiras, em modo de passeio de domingo, onde tivemos o primeiro contacto com projectos de arte e design que, sem se rotularem como sustentáveis, tinham essa consciência assente neles.

Que materiais usam e como os encontram?

Recolhemos madeiras de móveis, bancos e paletes. São objectos considerados em fim de vida ou retalhos desperdiçados por fábricas. Aproveitando as propriedades originais dos materiais, e sem intervenções químicas, damos uma nova forma, um melhor propósito. Aumentando o ciclo de vida sem degradar a qualidade e composição do material, chegamos até aos óculos CUSCUZ, produzidos 100% manualmente. Mais tarde, evitando o descarte e o desperdício das sobras dessa produção, criámos um novo produto, brincos. A isto podemos chamar de upcycling, o termo que resume o nosso processo de produção, ou reutilização criativa. Actualmente, temos vindo a testar outros materiais, mas sempre com base em materiais de origem natural. 

De que forma são as peças únicas e personalizáveis?

São peças únicas logo à partida pelo material. Se pensarmos em algo natural, como madeira, nunca teremos um retalho igual ao outro, ainda que seja do mesmo tipo. A variação de cor e textura é gigantesca. Não temos stock (procuramos a qualidade antes da quantidade), fazendo apenas alguns exemplares para lojas ou eventos mas que, tal como para o cliente, são feitos exclusivamente, e no caso dos óculos, existe a liberdade de personalizar, mediante o catálogo, a cor e textura da armação e lentes. 

Qual a importância dos produtos serem unissexo?

Muitas pessoas nos perguntam qual é o nosso público-alvo, mas a verdade é que não temos e não temos porque o nosso intuito é chegar a todo o mundo. Através de cada produto, pretendemos transmitir valores de bem-estar dos indivíduos, hábitos de consumo baseados num modelo slow e a harmonia da sociedade com o meio ambiente. Não queremos ser lembrados apenas por questões ambientais, mas também com questões sociais e não restringir géneros faz parte dessa luta. 

Quais sãos os best-sellers CUSCUZ?

Atualmente são os brincos MARA com acabamento lilás, base d’agua.

Quais os objectivos de médio e longo prazo da marca?

A CUSCUZ funciona para nós como um laboratório de criar e a cada dia vamos testando novos materiais e produzindo novas peças. Queremos passar a nossa história e incentivar mais gente, tanto a incutir esta filosofia nos seus hábitos do dia-a-dia, como também a criar os seus próprios projectos. Queremos trabalhar mais numa vertente de design social e colocar-nos à disposição da comunidade.

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