Ainda relativamente desconhecido pelas massas, o Muay Thai é um desporto de luta milenar em que o combate é sempre acompanhado de música e dança. Curioso? Vem descobrir as cinco coisas que tens de saber sobre este desporto.
1 O Muay Thai foi desenvolvido há cerca de 2000 anos, sendo actualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contacto do mundo. Utiliza elaboradas técnicas de punhos e pernas e é uma das artes marciais que mais uso eficiente faz dos joelhos e cotovelos. Desenvolve o condicionamento físico, concentração e autoconfiança do praticante.
2 Antes de um combate de Muay Thai, os atletas fazem o Ram Muay, uma dança ritualística tailandesa que remonta ao Reino de Ayutthaya, sempre acompanhada por uma música, o Sarama. Tanto o Ram Muay como o Wai Kru, outro ritual, são um gesto de homenagem e respeito aos treinadores, pais, amigos e, sobretudo, às figuras lendárias do Muay Thai, no sentido de alcançarem protecção divina e sorte. Originalmente é praticado com um objecto sagrado tradicional, o Mongkon , utilizado na cabeça do lutador até ao término do Ram Muay.
3 Durante os combates de Muay Thai, é obrigatório que toque uma música chamada Phleng Muay, feita por três instrumentos: Pii Chawaa (flauta), Klong Khaek (tambores) e Ching Chap (címbalo). A música acompanha o ritmo e intensidade do combate. Nos estádios da Tailândia, a música é tocada ao vivo e o som mistura-se com as emoções do público que vibram durante o combate.
4 A Naja, uma cobra bastante comum no Sudeste Asiático, é o réptil que representa o Muay Thai. Trata-se do único réptil que consegue reunir todos os recursos mitológicos para que um praticante consiga ver-se como invencível. Assim como os golpes da Naja, os golpes do Muay Thai precisam de ser velozes e precisos, aliados a um reflexo instintivo.
5 A equipa actualmente bicampeã nacional de Muay Thai é de S. João da Madeira, Aveiro, e chama-se Iron Legs, um nome inspirado na alcunha do treinador Pedro Alves enquanto atleta – “Pernas de Ferro”.