Francisca Barroso e Rita Araújo juntaram a sua formação em gestão ao gosto pela moda e criaram um negócio em que a sustentabilidade fosse a principal premissa. Trend Circle é a nova plataforma de venda de artigos de luxo em segunda mão que tem parcerias com colaboradores privados, lojas e outlets e disponibiliza, além da opção de compra, o aluguer de vestuário e acessórios. O feedback tem sido bom e como metas futuras já cogitam o desenvolvimento de uma app.
Duas amigas e colegas de mestrado em Gestão que se juntaram na construção de um negócio sustentável. “A Trend Circle surgiu do nosso gosto pela indústria da moda e pela necessidade de a tornar mais sustentável. Vimos que o mercado de segunda mão já começava a crescer noutros países e vários estudos indicavam que nos próximos anos este crescimento ainda seria mais exponencial, por isso vimos aqui uma oportunidade de negócio”, dizem à Magafone. A empresa nasceu em Abril do ano passado e especializa-se em artigos de luxo devido à sua “qualidade e durabilidade. De facto, os artigos de fast fashion não têm a mesma durabilidade que os artigos de gamas superiores. Além disso, somos uma empresa que se assume como sustentável em todo o seu processo e, como tal, achamos que não faria sentido comercializar fast fashion”, explicam.
Desenvolver a plataforma onde disponibilizam os artigos foi “um processo bastante trabalhoso. Estão sempre a surgir imprevistos e novas ideias, mas o importante é nunca desistir e colocar sempre o cliente e as suas necessidades como prioridade. Os principais desafios neste momento são garantir que temos uma boa selecção de artigos disponíveis e conseguir dar a conhecer a nossa marca ao maior número de pessoas possível”, referem. Durante todas as etapas de criação da Trend Circle, contaram com o apoio da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), que as “auxiliou com algumas dúvidas da criação de um negócio e na análise da sua viabilidade financeira”, depois de terem ganhado, na segunda candidatura realizada ao programa, a bolsa StartUp Voucher, que ajuda a desenvolver ideias de negócio de jovens empreendedores. “Acreditávamos muito no projecto e no potencial da Trend Circle para ser uma empresa de sucesso”, afirmam.
Economia circular em todo o processo
Os artigos disponíveis na plataforma vêm de clientes privados, em regime de consignação, parcerias com lojas de segunda mão ou lojas multimarca e outlets. São depois colocados on-line para compra ou aluguer, esta última uma opção desenhada “para as mulheres que não gostam de repetir muitas vezes a mesma roupa numa festa ou cerimónia. É uma forma de darmos a oportunidade de um armário quase infinito, tendo a vantagem de ser mais económico e também de não se produzir recursos em excesso que vão ficar parados no armário”, explicam. Desde o início, a sustentabilidade foi um valor-chave deste projecto. “Estamos muito felizes e orgulhosas de ver que muitas marcas estão comprometidas em reduzir a sua pegada ecológica. Cada vez se vê mais marcas portuguesas com movimentos e produções sustentáveis. Nós também procuramos fazer a nossa parte escolhendo cuidadosamente os nossos materiais de embalagem, os nossos parceiros e o nosso próprio modelo de negócio está centrado na economia circular”, referem.
A melhor parte tem sido a recepção à plataforma. “Receber o feedback muito positivo dos clientes é sem dúvida a parte mais gratificante. Adicionalmente, termos sido abordadas por grandes empresas para fazer parcerias, como por exemplo a parceria que fizemos com o Freeport Lisboa Fashion Outlet e outras empresas internacionais”, afirmam, revelando que “o que os clientes mais elogiam é a seleção de produtos, o estado de conservação das peças que recebem, o embalamento personalizado e o contacto próximo com eles”. Neste momento, podem encontrar na Trend Circle marcas portuguesas como Anabela Baldaque e Luís Buchinho e marcas internacionais como Louis Vuitton, Prada, Burberry, Gucci, Chanel, entre outras.
Para quem gosta de experimentar as peças antes de comprar, também existe essa possibilidade. A Trend Circle tem escritório na cidade do Porto onde, sob marcação, as clientes se podem deslocar para experimentar as peças do seu interesse. “Por vezes, realizamos também dias abertos e no próximo dia 13 de Março iremos estar presentes no evento ‘Um dia no Mercado’ no Sheraton no Porto”, adiantam. Para o futuro, têm como objectivo “ser líderes de mercado em Portugal e crescer no resto da Europa. Estamos neste momento a melhorar a experiência no nosso website e queremos no futuro desenvolver uma app. O nosso foco será sempre melhorar e facilitar a experiência de compra do consumidor”, apontam.