Um dos desportos mais praticados por amadores e profissionais em Portugal, o ténis é um desporto desafiante que ajuda a praticar a coordenação e o foco, ao mesmo tempo que queima calorias e ajuda a ficar em forma.
1. A origem do ténis remonta ao século XII, quando os franceses inventaram o jeu de paumm”, que consistia em bater uma bola contra uma parede ou para outra pessoa com a palma da mão. Apenas no século XVI, uma tábua de madeira com cabo e cordas entrelaçadas, uma invenção italiana, originou a raquete. O ténis ficou popular em França e foi baptizado de Tenez, que em francês significa agarrar. O formato actual do jogo, contudo, assemelha-se ao implementado em Inglaterra, no século XIX, passando a ser jogado num rectângulo dividido por uma corda.
2. No ténis, há três tipos de campos com cada superfície a fornecer uma diferença na velocidade e no ressalto da bola. Os campos de terra batida são compostos por terra e argila, coberta com pó de tijolo, um piso que torna o jogo mais lento e com um ressalto mais alto. Os campos de piso duro podem ser de cimento, tartan ou asfalto, pisos que tornam o jogo mais rápido e com ressaltos mais baixos, logo, jogadas mais curtas. O piso de relva é o piso mais rápido do ténis, caracterizando-se pela irregularidade do ressalto da bola.
3. O ténis possui um sistema de pontuação que subdivide o encontro em várias partidas (set) e o set em vários jogos. Um set é um conjunto de jogos (1-2-3-4-5-set) e um jogo é um conjunto de pontos (15-30-40-jogo). Na verdade, a sequência original usava 45 em vez de 40 e ia até ao 60. Essa contagem é semelhante às horas e minutos que são divididos em 60.
4. Não existe uma idade exacta para começar a praticar ténis, mas os especialistas afirmam que a partir dos 5 anos de idade as crianças já possuem um controlo de movimentos, por isso, sendo é a idade adequada para começar a aprender o desporto. O ténis é um desporto tanto físico como mental, sendo excelente para desenvolver aspetos fisiológicos e psicológicos.
5. O ténis promove uma série de benefícios para a saúde, tais como o ganho de massa muscular e densidade óssea e o fortalecimento do sistema imunológico. É excelente para o desenvolvimento da coordenação oculo-manual, do controlo motor, do controlo motor fino, do equilíbrio e da coordenação, ao mesmo tempo que ajuda no processo de construção da aceleração, da velocidade, da força dos membros inferiores, da agilidade e da flexibilidade. Jogar ténis fortalece os músculos das pernas, o que ajuda a manter a mobilidade e independência na velhice.