Estatuto Editorial Magafone
Magafone é uma revista generalista, que aborda as mais variadas temáticas informativas, sociais e culturais, de âmbito nacional e internacional.
Magafone respeita as premissas do Código Deontológico dos Jornalistas e a boa fé dos leitores através do excelente desempenho dos seus profissionais que procuram sempre a verdade e a isenção dos factos relatados, reprovando qualquer tentativa de censura ou pressão de poderes públicos ou particulares.
Magafone orienta-se pelo rigor e criatividade da informação prestada, inserindo-se numa tradição de jornalismo exigente e de qualidade, rejeitando qualquer traço de sensacionalismo ou devassa da vida privada das personalidades retratadas. As publicações informativas não estão ao serviço de objetivos alheios, permanecendo autónomas e visando cumprir o papel de informar os cidadãos para que estes possam, em liberdade e pluralismo, obter o esclarecimento necessário à realização das suas ações.
Magafone tem um pacto forte com os seus leitores, pela formação de uma opinião pública que consuma a melhor, mais completa e mais relevante informação reportada em peças jornalísticas de maior ou menor âmbito, baseada numa comunicação constante com o público-alvo e no cumprimento do compromisso de distinção clara entre jornalismo, opinião e matéria publicitária.
Magafone destina-se ao cidadão bem-informado, ativo e interveniente na sociedade, que concorda com a premissa de que uma informação rigorosa e isenta é fundamental para a preservação da democracia e de uma sociedade aberta, sem discriminação de qualquer tipo e sem preconceitos estabelecidos.
Magafone compromete-se com a verificação minuciosa dos factos e fontes utilizadas, procurando sempre identificá-las, mas reservando-se o direito de analisar, em cada caso, as circunstâncias excepcionais que possam justificar o recurso, nos termos da lei, à confidencialidade das mesmas. A hierarquização dos conteúdos é feita segundo a importância que lhes é atribuída e não segundo qualquer base ideológica.
Magafone inclui espaços de opinião, livres em temática, de colaboradores da revista, que não vinculam a opinião da Direção da revista. A opinião e responsabilidade de opinião própria é levada a cabo através de editoriais assinados pela Direção.
Magafone considera que determinadas causas comuns à cidadania, como são a defesa dos direitos fundamentais e da democracia pluralista e solidária, devem ser divulgadas e sustentadas, sem perder a capacidade de crítica.
Magafone segue a orientação definida nos termos da Lei de Imprensa e neste Estatuto Editorial, tendo como limites os princípios consagrados na Constituição. Se um dia se tornar impossível seguir os valores fundadores da revista, a (im)Pacto terminará a sua atividade porque a sua missão e valores não se comprometem face a circunstâncias e poderes externos.