Beatriz Maria recebeu a Kiara de presente, no primeiro ano em que foi morar sozinha, e desde então não vivem uma sem a outra. A cadela destacou-se pelo seu feitio independente e são as suas traquinices que fazem as delícias da influencer algarvia. Com um amor aos animais que a acompanha desde criança, Bibi Maria, como é conhecida nas redes sociais, deixa um apelo contra o abandono destes amigos de quatro patas.
O melhor presente de aniversário que se pode ter? Segundo Beatriz Maria, um animal de estimação. “A Kiara foi uma surpresa e o melhor presente de aniversário que recebi até hoje”, conta. Oferecida por um grande amigo, a influencer algarvia lembra-se de ir buscar a cadelinha a Aveiro, em 2013, quando ela tinha apenas um mês. “Conheci os pais da Kiara e todos os irmãos e a Kiara foi a única que correu na direção oposta. Isso chamou-me à atenção, fui a correr atrás dela e, quando me aproximei, descobri um amor… inexplicável. Soube logo que era ela que me estava destinada”, revela.
Kiara foi um apoio inestimável para Beatriz Maria porque a influencer recebeu-a no primeiro ano em que foi morar sozinha. “A maior alegria que a Kiara me deu e continua a dar é todos os dias, quando chego a casa, a festa que faz! Deixa-me tão feliz ser recebida com tanto amor, um amor puro”, diz, abrindo o véu sobre o ritual das duas quando se reencontram. “Canto e danço quando estou a entrar em casa porque ela adora e fica tão contente. Faço questão de reservar aqueles dois/três minutos para ela poder dar todas as lambidelas e beijinhos, antes de eu começar a trabalhar e a fazer as tarefas que tenho para fazer. São os melhores momentos do meu dia”.
Promover o convívio entre o animal e a família e amigos
Curiosamente, Beatriz Maria sempre quis ter um cãopanheiro, mas antes da Kiara não aconteceu. “Sempre cresci com gatos! Até aos meus 13 anos vivi sempre com duas gatinhas, mas, entretanto, faleceram e os meus avós nunca mais quiseram animais porque sofreram imenso com a perda. Tomei a decisão de, quando fosse morar sozinha, ter um cão e assim foi”, afirma. Kiara habituou-se rapidamente a Beatriz Maria, mas à família e amigos… foi mais difícil. “A Kiara sempre foi muito territorial e protectora comigo, o que dificultou um pouco a relação dela com as pessoas à minha volta. Por isso, desde pequena, tentei que ela interagisse com as pessoas, por exemplo, quando a minha família e amigos me visitavam, pedia-lhes que a passeassem ou dessem biscoitos para criar laços”. Todos ficam encantados com a Kiara mas alguma distância é necessária. “Todos adoram a Kiara, só não lhe podem fazer festinhas porque ela não deixa!”.
Desde que estão juntas, Beatriz Maria e Kiara já passaram inúmeras peripécias, potenciadas, claro, pelo feitio reguila da cadela. “O que eu mais gosto na Kiara é, sem dúvida, o feitio tramado que ela tem, às vezes parece uma pessoa! É muito senhora do seu nariz, faz o que quer. Sabe dar as patas, sentar e deitar mas só faz quando lhe apetece… faz-me lembrar uma adolescente”, afirma a influencer. Mas nem só de risadas se fazem as memórias. “Na altura em que eu estava muito doente, lembro-me que a Kiara dormiu em cima de mim e não saiu até eu ficar melhor e me conseguir levantar. Sentia que eu não estava bem e queria reconfortar-me. Fiquei muito emocionada com esse gesto”, revela.
“Não abandonem os vossos animais!”
A sua afeição aos animais faz com que não consiga sequer tolerar ver ou ouvir falar em maus-tratos. “Não consigo sequer pensar nisso. Para mim, é muito difícil encarar essa realidade, parte-me o coração só de pensar nisso e não consigo ver reportagens ou até ler notícias sobre maus-tratos a animais porque me deixam muito revoltada”, confessa. As pessoas que não têm animais “têm dificuldade em ver os animais como membros da família. Sou muito grata por sempre ter crescido com animais porque ajudou-me a ter consciência da responsabilidade de saber amar e tratar os animais com respeito”, diz Beatriz Maria, deixando um apelo: “Não abandonem os vossos animais! Há tantas instituições, hotéis para animais, particulares que estão disponíveis para cuidar dos vossos animais quando vocês vão de férias!”.