Mais de cinco mil visitantes em seis meses são os números que a cúpula do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota apresenta nos seus registos. Um projecto em parceria com a Porto Secret Spots que proporciona ao público visitas guiadas pelo interior da cúpula, com contextualização histórica por um guia experiente do local, e a esperada subida para desfrutar da vista panorâmica sobre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.
O projecto começou a ser desenhado em 2019 numa parceria entre Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e Porto Secret Spots com o objectivo de “dinamizar visitas ao edifício e colocar à disposição do visitante um espaço que se encontrava subaproveitado”, diz a organização do Porto 360º, o novo miradouro da cidade Invicta que abriu no dia 14 de Maio deste ano e desde então já recebeu mais de cinco mil entusiastas da vista panorâmica sobre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.
A diferenciação deste novo espaço está na sua perpectiva fresca da cidade, “uma vista 360º acima das árvores dos jardins do Palácio de Cristal”. As visitas são sempre acompanhadas por um guia experiente, que ajudará a identificar na distância, a 30 metros do solo, equivalente a 10 andares, zonas e monumentos emblemáticos e possíveis de avistar desde o topo da cúpula. Na visita será ainda possível aprender sobre a história do local, com abordagem sobre “o edifício original, o Palácio de Cristal, construído em 1865, e a sua substituição pelo Pavilhão dos Desportos em 1952, destacando alguns momentos até à actual Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota”.
Os bilhetes para o miradouro podem ser adquiridos on-line, cada visita tem a duração de 40 minutos e os grupos podem incluir um máximo de 13 pessoas. A visita “começa com um breve percurso no interior da cúpula, com contextualização histórica, percorrendo uma parte do interior para se visitar um dos camarotes, onde é possível ver o espaço de espectáculos e os 768 óculos da cúpula, e por fim vem a parte mais esperada, a subida ao topo da cúpula”, refere a organização do Porto 360º.