Desde 2012 a colorir ruas de várias cidades do mundo, a Impactplan é responsável pelo arco-íris de guarda-chuvas mais instagramável de Portugal, em Águeda, mas também por tantos projectos que vale a pena conhecer. O seu trabalho já lhes valeu distinções internacionais, mas há mais além da promoção do turismo e economia local que está subjacente a estas instalações, há também um cariz social e sustentável que a empresa sempre tenta associar às iniciativas.
Um desafio da Câmara Municipal de Águeda para atrair visitantes à cidade e potenciar o comércio local resultou num sucesso sem precedentes de multidões de entusiastas prontos a descobrir uma cidade de fantasia. A responsável é a Impactplan, sediada em Águeda, que em 2012 cobriu a cidade de guarda-chuvas coloridos naquela que foi a sua primeira instalação inspirada na famosa personagem Mary Poppins. “Decidimos criar uma instalação que causasse impacto e fosse instagramável e fizesse com que as pessoas quisessem ir àquela rua tirar fotografias e, consequentemente, visitar as lojas. Juntámos milhares de guarda-chuvas coloridos e decoramos o céu da rua principal, do início ao fim. O resultado final foi um sucesso”, contam.
Chamaram ao projecto Umbrella Sky Project, instalações artísticas espalhadas pela cidade, cujo elemento forte são “guarda-chuvas coloridos que parecem flutuar no céu”. Rapidamente se tornou “o projecto mundialmente mais conhecido” da agência criativa. “Destaca-se pela envolvência que consegue criar com o público, provocando uma interacção dinâmica com as redes sociais. Um museu ao ar livre que produz imagens belas e virais, atraindo as atenções e contribuindo para o aumento do turismo e consequentemente da economia local”, explicam. Por trás dos guarda-chuvas coloridos, há, também, uma mensagem de inclusão. “O nosso projecto é culturalmente inclusivo e inspira a conexão humana através do poder universal da cor. Colorir a paisagem cinzenta é sempre o nosso ponto de partida. No processo, utilizamos cores vibrantes e objectos inusitados em locais inesperados para criar impacto e provocar sentimentos e reacções imediatas na vida das pessoas”, dizem.
A primeira edição foi um sucesso tão grande que logo muitas outras cidades começaram a contactar para “fazerem o mesmo nas ruas das suas cidades. O boom digital e internacional foi imediato. Para além dos visitantes, o feedback dos comerciantes também foi muito positivo, pois notaram uma grande diferença no crescimento dos seus negócios devido à quantidade de novos visitantes”, revelam. Associado ao Umbrella Sky Project, a Impactplan criou ainda um projecto solidário chamado Vamos Colorir Portugal em que uma parte da venda dos produtos da colecção Umbrella Sky Project, disponíveis na sua loja on-line, reverte a favor da realização de projectos de cariz social por Portugal. “O objetivo deste projecto é levar cor às associações e instituições com menos possibilidades e assim colorir a vida das pessoas do nosso Portugal, de norte a sul”, sublinham.
“Criar cada vez mais com materiais ecológicos”
As instalações artísticas realizadas pela agência têm sempre “milhares de visitantes” e já estiveram presentes em países como Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos da América, Japão, Suíça, Noruega, Bahrain. Com uma grande preocupação com a sustentabilidade, tentam, sempre que possível, reutilizar materiais. “Costumamos doar material das nossas instalações a instituições de Águeda que reutilizam para trabalhos manuais e costumamos doar guarda-chuvas a algumas marcas que aproveitam os tecidos para fazerem peças de vestuário e acessórios de moda. Em relação às instalações, sempre que nos é possível e o cliente permite, reutilizamos o material de instalações passadas para criar novas instalações. No Verão passado, fizemos uma instalação em Águeda totalmente com material reciclado, transformámos a Bubble Sky de 2019 na Tropicália de 2021. Em Ovar, também transformámos as Ondas de Neptuno do Carnaval de 2020 em algas de vários tamanhos e formatos para a instalação Mar de 2021. Os nossos projectos futuros são baseados em criar cada vez mais com materiais ecológicos”, garante a Impactplan.
Além do Umbrella Sky Project, têm projectos como o Color Rain, Bubble Sky, Golden Dots, Shiny Rain, Tropicália, Inverted Garden, Gold Rain. “Todas as nossas instalações são muito coloridas e têm como objectivo criar um impacto visual nas ruas, por isso a inspiração vem sempre da cor. Tanto temos liberdade para criar instalações com temas que gostamos como temos clientes que nos dizem um tema e nós criamos uma instalação inspirada nesse tema”, dizem, sobre o processo criativo, adiantando que ganharam já um prémio com um desses trabalhos, a medalha de ouro na categoria ‘Arts, Crafts and Ready Made Design’ na competição internacional A’Design Award com a instalação Golden Dots, presente no The Ritz-Carlton do Bahrain e inspirada no Toque de Midas. Mais uma prova do sucesso dos trabalhos da Impactplan, que se encontra neste momento a preparar surpresas para o Carnaval e Verão de 2022, a revelar muito em breve.