A base de todas as outras modalidades, a ginástica é composta por oito disciplinas, uma das quais ainda unicamente feminina. Integra os Jogos Olímpicos desde a primeira edição e tem como benefícios o desenvolvimento físico e mental dos seus praticantes.
1.A Ginástica integra os Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição em 1896 em Atenas. Durante trinta anos, apenas os homens competiram nas provas de ginástica artística.
2.Existem oito disciplinas diferentes dentro da Ginástica: Ginástica para Todos, Artística Feminina, Artística Masculina, Rítmica, Trampolins, Acrobática, Aeróbica, TeamGym.
3.A mais recente disciplina é o Teamgym. Estreada em 1997 na Finlândia, num evento que na altura se chamava Euroteam, é uma disciplina da Ginástica desenvolvida em equipa, exibindo as habilidades em três aparelhos: Solo, Tumbling e Trampet (Mini-Trampolim). Para um bom desempenho, é necessário que a equipa esteja coordenada e que todos os elementos sejam realizados com boa técnica.
4.A Ginástica Rítmica é a única disciplina apenas com vertente feminina. É uma disciplina olímpica conhecida pelo manejo de aparelhos portáteis – a corda, o arco, a bola, as maças e fita – combinado com movimentos corporais acompanhados com música. Desenvolve capacidades motoras como a coordenação, a postura, a flexibilidade, a força, a destreza, a resistência, o ritmo, a agilidade e o equilíbrio.
5.A Ginástica está na base de todas as outras modalidades e o seu exercício reúne características voltadas para diversos aspectos do desenvolvimento físico e mental.