Mais de 900 milhões de adeptos e um desporto que ensina sobre trabalho de equipa e valores sociais, assim é o voleibol em toda a sua glória. Criado nos EUA, joga-se com as mãos e tem várias variantes e técnicas que o tornam um desporto que exige a mestria de quem o sabe praticar. Voleibol e Voleibol de Praia são modalidades olímpicas e Portugal arrecadou lugares no top10 internacional em todas as competições.
1. Criado nos Estados Unidos da América em 1895, o voleibol é jogado com as mãos – no passe, ataque e bloco – e/ou com os braços, na recepção (chamada manchete) e no bloco, e pode, assim como as suas variantes, ser praticado não-oficialmente em todo o lado: pavilhão, praia, rua, etc. Essas características, bem como o facto de ser um desporto que promove o trabalho em equipa e os valores sociais, fazem dele um dos desportos mais praticados em todo o mundo, estimando-se em cerca de 900 milhões o número de adeptos que o praticam.
2. Actualmente, o voleibol tem várias variantes: Voleibol de Praia, Voleibol Sentado, Voleibol na Neve ou, ainda, em Portugal, o Gira-Vólei, o Gira-Praia e a Kinder Cup (Voleibol ao ar livre) para os mais novos, com ampla aceitação por parte do público, o que faz do voleibol o segundo desporto mais praticado em Portugal e com audiências de centenas de milhões em competições internacionais que englobam eventos como a Volleyball Nations League (Liga das Nações) ou o Circuito Mundial de Voleibol de Praia (Beach Pro Tour), sendo que Portugal acolheu recentemente uma etapa deste último, o Beach Pro Tour Challenge de Espinho.
3. No Voleibol de pavilhão, estão simultaneamente em campo seis jogadores (1 distribuidor, 2 centrais, 2 zonas 4 e 1 oposto), que podem ser substituídos por 1 libero, jogador com características defensivas e que enverga um equipamento diferente do dos seus companheiros de equipa. O jogo é disputado à melhor de 5 sets e em cada set há 25 pontos em disputa (podem ser mais pois uma equipa tem de vencer por uma diferença de 2 pontos). Em caso de igualdade a 2 sets, o set de desempate é disputado até aos 15 pontos (ou mais, tendo a diferença final de ser de dois pontos). O Voleibol de Praia é jogado por 2 atletas, que formam uma dupla, e é disputado em 2 sets até aos 21 pontos (diferença de 2 pontos). Em caso de igualdade (1-1) em sets, o set de desempate vai até aos 15 pontos (diferença de 2 pontos).
4. O Voleibol e o Voleibol de Praia são modalidades olímpicas e Portugal esteve presente em três edições em Beach Volley: 1996 (Atlanta/EUA), 2000 (Sydney/Austrália) e 2004 (Atenas/Grécia). Na primeira com as duplas Maria José Schuller/Cristina Pereira (9.º lugar) e nas três seguintes com Miguel Maia/João Brenha, que alcançou o 4.º lugar em Atlanta e Sydney e o 9.º em Atenas.
5. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) é a entidade que regula o Voleibol a nível mundial. A nível continental, essas funções são delegadas nas confederações e a nível de países nas federações. Em Portugal, a entidade máxima é a Federação Portuguesa de Voleibol, que comemora 75 anos de existência em 2022, sendo co-fundadora da FIVB e condecorada com a Medalha de Bons Serviços Desportivos (2000).