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Rita Dobrões, natural do Porto, tem apenas 26 anos mas já é a orgulhosa fundadora de uma marca de sucesso, a Musa Makeup. Aproveitando uma lacuna no mercado, baseada no seu gosto por maquilhagem, criou glitters de fácil aplicação que conquistaram os olhos e os corações de centenas de portuguesas. Já perdeu a conta à quantidade de cores lançadas, mas a última que saiu, em parceria com a também empreendedora Liliana Filipa, tem voado das prateleiras.

O bichinho do empreendedorismo já nasceu com ela. Desde criança que se debruçava sobre potenciais negócios e formas de juntar dinheiro. “Sempre fui muito empreendedora. Vendia limonada à porta de minha casa, fazia pulseiras e ia bater às portas a vender. Sempre quis ter algo meu, a minha marca”, conta Rita Dobrões, jovem portuense fundadora da marca de maquilhagem Musa Makeup. Ao longo da vida, teve vários trabalhos, alguns que ajudaram a suportar o custo das propinas do curso de Marketing & Publicidade que concluiu. As ideias iam surgindo, a toda a hora, investiu em algumas, agarrou as oportunidades que apareceram mas só com a Musa, confessa Rita Dobrões, “sentiu que havia realmente uma necessidade. Senti que as pessoas queriam aquele produto”, afirma.

O gosto por maquilhagem aliado à inovação e à “atenção pelos pormenores” transformou uma lacuna no mercado num negócio de sucesso. “Na altura da faculdade, trabalhava numa discoteca e usava glitter em pó nos olhos. As meninas vinham ter comigo e diziam ‘adoro os teus olhos, esse brilho é mesmo giro, onde compraste?’, mas quando eu respondia que era glitter em pó, elas ficavam desanimadas porque diziam ‘é muito difícil de aplicar, tentas aplicar no olho e acaba na cara toda’. Lembro-me de pensar ‘se houvesse algo em creme que fosse fácil de aplicar, tenho a certeza que todas estas raparigas iam utilizar e adorar’. Assim surgiu a ideia para a Musa”, conta Rita Dobrões. O caminho fez-se “conhecendo as pessoas certas, estudando as coisas certas” e construindo a fórmula do glitter através de tentativa-erro. “A ideia para a Musa surgiu em 2016 mas só a concretizei em 2018 porque a área dos Cosméticos é muito complicada e eu queria mesmo algo inovador, então levou algum tempo. Cheguei a fazer um curso em Londres de Cosmetologia e tive ajuda na parte da regulamentação (fichas de segurança, ficha do produto, etc.) que é muito complexa”, explica.

Lacuna no mercado virou oportunidade

Empreendedora e autodidacta, Rita Dobrões, assim como muitos jovens que se lançam no mercado, assumiu diferentes papéis no negócio que estava a criar. “O site fui eu que o fiz, demorei um mês. Vi aqueles vídeos no Youtube que ensinam passo a passo, foi das coisas mais chatas que já fiz, mas o site que temos agora é o resultado desse trabalho. No início, tem de ser assim, se não se tem muito dinheiro para investir e contratar outras pessoas”, aponta. Rita Dobrões não esperou até o produto estar lançado no mercado para começar a obter o feedback do público. “Ainda não tinha tudo pronto para lançar e já andava a vender às minhas amigas e a dizer ‘vê se gostas disto’. Na discoteca onde eu trabalhava, todas as meninas começaram a usar e eu pensei ‘se calhar as pessoas gostam’. Nunca lançaria o produto no mercado sem ver a recepção antes”, afirma.

Apesar do feedback inicial positivo, Rita Dobrões guardava dentro de si a dúvida. “O receio permanecia em mim. Nunca acreditei completamente que ia resultar. Fui sempre passo a passo, talvez se tivesse acreditado desde o início as coisas tivessem sido diferentes. Mas havia sempre muitas dúvidas, muita gente que não acreditava, os meus próprios pais diziam ‘deixa-a tentar mais um negócio’, nunca me levaram muito a sério”, confessa. De todos os comentários que recebeu ao longo da vida, um marcou-a especialmente. “Estava a trabalhar num supermercado, vi um dos meus professores preferidos e fiquei contente de o ver, chamei-o e ele só olhou para mim e disse ‘sempre soube que ias acabar num supermercado’. Na altura, se tivesse um buraquinho tinha-me enfiado lá, fiquei tão triste, era uma pessoa que eu admirava. Hoje acredito que quando nos tentam deitar abaixo, devemos ver isso como uma forma de arranjar mais força para continuar”, salienta.

Deusas e musas são mulheres inspiradoras

Com essa força, nasce a Musa, nome inspirado no “conceito de deusa. Queria dar nome de deusas e musas aos glitters. Musa pode ser qualquer pessoa, independentemente do seu género, é fonte de inspiração. Os nossos glitters incluem mulheres inspiradoras, que fizeram a diferença, e todas as nossas clientes são as nossas musas, que nos inspiram para criar novos produtos e conteúdos”, refere. Já lançaram imensas cores, à venda no site da Musa Makeup, tantas que Rita Dobrões  já lhes perdeu a conta. “Cada vez que acho que não há mais nada, surge uma nova cor”, diz. E qual a cor preferida da empreendedora? “Sou uma vira-casacas. Cada cor que lançamos torna-se a minha nova preferida, eu não podia ter um glitter com o meu nome porque gosto de todos. Se tivesse de destacar, gosto muito do azul clarinho Wanderlust ou do amarelo Goddess, que fica bem por cima de qualquer maquilhagem”, revela.

Seguindo a filosofia da marca de dar palco a mulheres inspiradoras, Rita Dobrões já lançou alguns glitters em parceria com influencers. “Para a Inês Mocho fizemos um glitter branco, como ela queria, e agora lançámos o violeta para a Liliana Filipa. Gosto muito de trabalhar com influencers, personalidades que fazem a diferença, e criar o glitter ideal delas. A cor da Liliana é o violeta, em todas as colecções que ela lança tem essa cor. Adoro pegar na personalidade da pessoa e transformá-la num glitter, torna o glitter mais especial porque é dela”, explica. Um novo lançamento que já está a esgotar as prateleiras. “Aquilo que me dá mais gosto é ir a algum sítio e ver alguém a usar o meu glitter ou alguém me reconhecer na rua como a ‘rapariga do glitter’. É muito bom. Gosto especialmente quando vejo maquilhadoras a dizer ‘este é o melhor glitter que eu já experimentei’, dou saltinhos de alegria”, conta Rita Dobrões.

Todos a trabalhar juntos pela marca

Para o futuro, tem como grande objectivo ver toda a sua equipa a trabalhar debaixo do mesmo tecto. “O meu objectivo de vida é ter um espaço gigante em que todos estejam a trabalhar: marketeers, fotógrafos, videógrafos, pessoal do laboratório, da distribuição. Todos a comunicar uns com os outros numa união que vai fazer muita diferença na Cosmética, porque não se vê. É esse o meu maior sonho”, revela, acrescentando que recentemente criaram a Musa Skin e abriram espaço para uma nova linha de produtos de cuidado da pele. “Eu acho que para ter um negócio não se tem de ser um expert, tem é de se entender as pessoas, para ver se elas gostam do que se está a oferecer.  Se as entenderes, não tens como falhar”, afirma Rita Dobrões.

Um conselho para todos os empreendedores, mas não é o único. “Tenham confiança e vão com tudo. Se der errado, pelo menos tentaram. A maior parte das pessoas tem muito medo de sequer tentar. Temos de escolher um caminho, traçar o percurso, descobrir como chegar lá e ter a disciplina para todos os dias trabalhar no objectivo a que nos propusemos. Se fizerem isto, vai correr bem”, salienta. E nos dias em que falta a motivação? “Podcasts de motivação são a melhor solução”, afirma.

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