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Liliana Santos
Formadora de Aromaterapia Profissional no Instituto Português de Aromaterapia

Nós, os consumidores, somos todos diferentes. Temos interesses distintos, comunicamos, agimos e tomamos decisões de forma diferente e, por isso, definir um nicho de mercado é fundamental para se destacar e demarcar da concorrência. A maiorias dos meus formandos tem alguma dificuldade em entender a importância de escolher um nicho. “Assim vou ter menos clientes interessados nos meus serviços”, dizem-me.

Vantagens de escolher um nicho de mercado 

Quando entramos no mercado, independentemente do que a nossa marca oferece, devemos posicionar-nos e escolher o nosso público, que é como quem diz, escolher um nicho de mercado, um conjunto de clientes com interesses em comum. Desta forma, teremos:

  1. Menos concorrência
  2. Público mais desperto e sensível à oferta
  3. Público mais disponível para ler e ouvir 
  4. Comunicação direcionada e que conhece as dores dos consumidores
  5. Facilidade em estabelecer parcerias

A pergunta que se impõe é: Como escolher o nicho de mercado? 

Quando os meus formandos me colocam esta questão costumo responder com outras questões: 

  1. Quais as áreas que lhe despertam interesse e paixão?
  2. Tem conhecimento específico nessa área?
  3. Gostava de se especializar nessa área?  
  4. Quais os benefícios da sua marca? Como se distingue? 

Com as respostas a estas questões, torna-se muito mais fácil escolher um nicho de mercado, conhecê-lo na perfeição, acompanhar as suas dores e colmatar as suas necessidades. A comunicação, independentemente de vendermos produtos ou serviços, deve responder sempre às dores dos consumidores.

Sobre a escolha do nicho, devemos ter em atenção também a especialização e o planeamento. De nada serve escolhermos um nicho se não procurarmos ser especialistas nessa área, se não procuramos ser uma referência e uma autoridade. Posteriormente, devemos planear e delinear uma estratégia, a engrenagem que coloca toda a comunicação e trabalho a fluir. 

Adaptando uma frase de Philip Kotler, devemos prever o que os clientes precisam e oferecer-lhes as soluções. E a solução é o nosso produto ou serviço.

1 Comentários

  1. […] […]

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