A procura é cada vez maior mas muitos continuam a ser aqueles que franzem o sobrolho à modalidade. Com as grandes vantagens de melhorar postura, flexibilidade e a qualidade de vida de quem pratica, enquanto trabalha corpo e mente, vamos conhecer as cinco coisas que precisa de saber sobre Pilates.
1 Pilates é Movimento e Movimento é Saúde. Em muitas situações do foro músculo esquelético, é a melhor cura sem precisar de recorrer a medicação. O tempo conta mas o Pilates continua a ser indicado dos 8 aos 88 anos de idade.
2 Trata-se de um método criado por Joseph Pilates que sofreu de várias patologias e desenvolveu ao longo da sua vida soluções e opções para superar as dores e limitações de movimento, mantendo a boa forma e uma boa postura até aos últimos dias de vida. Ele acreditava que o estilo de vida sedentário era a maior causa de patologias da coluna e desequilíbrios articulares que limitam a qualidade de vida do ser humano no dia-a-dia.
3 Há duas formas de praticar Pilates: uma com atendimento personalizado, nas máquinas desenvolvidas por Joseph Pilates, para facilitar ou desafiar o praticante durante os exercícios que potenciam os movimentos e a evolução física; e outra em grupo, chamado Matwork, sessões de exercícios executados no chão seguindo um reportório de movimentos registados em livro pelo mesmo mentor. Em ambas as possibilidades de prática, os movimentos podem ser adaptados mediante as necessidades e objectivos do praticante.
4 O Pilates não é só para mulheres, pelo contrário, foi desenvolvido essencialmente para capacitar o corpo masculino e tem cada vez mais adeptos masculinos por todo o mundo que procuram saúde, bem-estar, prevenção de lesões ou simplesmente querem melhorar o corpo.
5 Para praticar Pilates não é preciso ter muita flexibilidade porque o método acaba por desenvolver mobilidade e contrariar a rigidez dos movimentos. É indicado, precisamente, para quem tem pouca mobilidade e precisa de ganhar espaço entre as articulações para contrariar a compressão articular. Em oposição à crença generalizada, é um exercício intenso com movimentos tecnicamente exigentes. Todo o corpo trabalha para dar resposta ao desafio proposto, desde os músculos mais pequenos até aos maiores.