Ainda muitos ficam relutantes ao falar em Yoga, mas a verdade é que esta é uma das práticas mais completas que inclui meditação, mantras, posturas e relaxamento. Os benefícios para a saúde de quem pratica regularmente são inegáveis e a Yoga é aconselhada para os mais ansiosos poderem desfrutar do momento presente.
1 Yoga não é uma religião, é uma filosofia de vida. Yoga chega a ser uma maneira de ver e encarar a vida. Não é só prática física, por muito que esse seja o objectivo. Como é um sistema tão completo, trabalha corpo, mente e espírito. O Yoga devolve a atenção ao respeito pelo corpo, por nós mesmos, e tudo se vai alinhando durante o percurso do aluno.
2 Não precisas de ter flexibilidade para praticares Yoga. A flexibilidade e o tónus muscular vão sendo adquiridos durante as aulas, por isso é necessário manter um compromisso com a prática. Yoga não é uma chegada a um ponto definido, é um compromisso que surpreende com o que se vai conseguindo fazer com o corpo.
3 Yoga não significa apenas estar parado, fechar os olhos e entoar “OMMM”. Muita gente diz “O Yoga não é para mim, sou muito stressado para praticar Yoga”. Esta é uma ideia totalmente errada. O Ashtanga Yoga, por exemplo, não é nada parado, é uma atividade forte e intensa, e por isso existem milhões de pessoas a praticá-la. Há a ideia do Yoga como alguém sentado de pernas à chinês de olhos fechados e parado no tempo. É provável que se passe por essa postura no início da aula, mas ela existe para que a pessoa consiga desligar-se do mundo exterior e entrar focada na prática. Já nesse estado mais concentrado, começa-se normalmente a aula de Yoga.
4 Entoar mantras é normal. No início ou final da aula, entoa-se um mantra para o bem-estar. Muitos estudos reconhecem a importância do mantra ou até mesmo do som para activar as glândulas pituitária e pineal, que regem o nosso sistema nervoso, o desempenho dos ciclos vitais e o controlo das nossas emoções. O seu estímulo pode ser a chave para melhorar a nossa saúde física e emocional. A glândula pineal também é conhecida por regular o sono, pois liberta melatonina e serotonina, ajudando na ansiedade, depressões e patologias associadas a desordens emocionais e mentais, e como a melatonina contribui para melhorar a pressão sanguínea e a saúde do coração, pode ajudar com problemas cardiovasculares, ciclos menstruais incertos e até na melhoria do sistema imunológico.
5 Yoga é para todos. Quando pensamos no Yoga, lembramo-nos facilmente de pernas atrás da cabeça, invertidas e concentração que parece muito difícil de atingir. Mas a Yoga é para todos, basta adaptar a prática às necessidades de cada um. Yoga é uma prática muito segura quando acompanhada por um bom professor que facilmente adapta as posturas. Cada corpo é diferente e existe um respeito enorme por todos os corpos e por todas as pessoas que se disponibilizam para a prática.
Em parceria com: HomYoga